Até que ponto você entende que a gestão de seu negócio depende,
também, da vitrine de sua loja?
Apesar de opiniões contrárias,
especialmente dos que não enxergam a integração da gestão visual de uma
empresa no composto de comunicação estratégica, o vistrinismo é uma das
mais importantes estratégias de vendas da atualidade.
Mostrar-se de
forma surpreendente, atual, criativa, moderna, inovadora, provocativa,
instigadora, etc por meio das vitrines, é tão importante quanto anunciar
nos diversos tipos de mídia. Aliás, a vitrine é uma “mídia”, que pode
interagir com os clientes e potenciais compradores, expondo conceitos
que vão além do produto.
Seja um grande magazine ou uma pequena loja, as vitrines são a imagem
viva do estilo de comunicação e gestão de seus executivos. Bom gosto,
requinte, sofisticação, simplicidade, criatividade e uso de elementos
estáticos ou animados, são elementos que compõe o conceito de
comunicação visual do vitrinismo.
Como sabemos, o fundamento básico do marketing é criar necessidades e
satisfazer o consumidor. Nesse caso, as vitrines são ferramentas
fundamentais para que alcance esses objetivos. Vitrines abarrotadas de
produtos, com placas de promoção espalhadas em todos os cantos acabam
transmitindo uma mensagem de desorganização, desleixo e até de
desrespeito com o cliente. Porém, quando o gestor do visual de uma loja
tem conhecimento teórico e experiência suficiente para entender a “alma”
do cliente, suas necessidades e desejos de consumo, boa parte do
processo de vendas já está concluído.
Mas gerir a vitrine de uma loja exige muito mais que criatividade,
ousadia, inovação… Exige um amplo conhecimento das tendências de
consumo, utilizando elementos visuais, conceitos e linguagens que
contribuem diretamente na decisão de compra.
Fonte: Sebrae
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