sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012




 Piso da Cozinha: qual a cor e o material ideal?

       Bom para iniciarmos a nossa sexta-feira, vamos dar algumas dicas de material e cor ideal para seu piso. Já para quebrar alguns dilemas, não existe piso ideal, depende do uso e bolso de cada cliente. 
      Como toda decoração começa pelo chão. O piso correto e também para embelezar o ambiente, seja cozinha ou quarto.
       Sempre prefira material de fácil limpeza. Para quem faz muita fritura o ideal é cerâmica ou porcelanato, limpeza será frequente. Mas antes de escolher é preciso pensar no clima que você quer para o local. Desenhos e tons delicados trazem uma atmosfera mais suave, já materiais brilhantes e cores fortes agradam quem gosta de ambientes modernos. 

Material em alta: mármore, as tábuas corridas, os laminados, entre outros. Sempre devemos considerar cor, textura, tamanho, resistência mecânica, nível de absorçao de água, além das tendências do momento.
 
Clima: Quente X Frio


     Clima frio e úmido: prefira pisos mais quentes como madeira, principalmente dormitórios. Em outros ambientes podemos usar de outros tipos de pisos: vidros e metais, pedras com madeiras. O piso frio em placas grandes dá um ar de sofisticação e amplitude às salas. Existem várias opções de acabamentos que reproduzem texturas de pedras, couro, madeira e cimento queimado.
     Na área de serviço prefira cerâmica: cuidado com mármore, absorvem substâncias com muita facilidade.
Garagem e entrada: prefira com antiderrapantes e resistentes: pedras, os quartzitos, que combinadas com madeira dão toque de requinte do ambiente.
     Revestimentos “quentes” pode optar por tábuas e tacos de madeira verdadeira ou por aqueles feitos de compensados. Eles são mais baratos e mais fáceis de instalar, e reproduzem vários padrões de madeira, como pau-marfim, mogno e imbuia.
    Para deixar os ambientes íntimos mais aconchegantes, nada melhor do que os carpetes. Existem vários tipos e cores, com fios sintéticos e anti-alérgicos. Quem tiver bichos de estimação deve evitá-los, pois são mais difíceis de limpar e juntam pêlos.

Tipos de materiais:
Cerâmica: Manutenção: pouca
Onde aplicar: Cozinha, área de serviço até quartos (podendo ser usado tapete ou detalhes em madeira para quebrar o ambiente frio). Também se for resistente pode ser usado em garagem e espaço de lazer se tiver (PEI IV ou V).
Tipos: Esmaltadas, naturais e porcelanato.

Madeira: feito de várias lâminas de madeira natural compensada.
Manutenção: mais difíceis de mantê-los limpos.
Onde aplicar: não recomendado para áreas molhadas. Recomendado quartos e salas.
Tipo: tábuas corridas, laminados tacs e parquês.

Laminado: piso laminado é artificial seu miolo é de aglomerado (pedacinos de madeira).
Aplicação: instalados da mesma maneira que a madeira.
Onde aplicar: não recomendado para áreas molhadas. Recomendado quartos e salas.

Taco e Parquê: espessura: taco tem 2cm e o parquê 1 cm.
Aplicação: colados numa base de cimento ou madeira desde que estaja firme e seca.
Podendo variar desenhos e cores. 

 Assoalho de tábua corrida: clássico, o piso de madeira feito com réguas encaixadas admite várias opções de comprimento e largura, com espessura geralmente de 2 cm. As tábuas podem ser presas diretamente no chão. Neste caso, pode acrescer até 5 cm à altura do piso. 

Pedras: os mármores e granitos polidos flameados ou brutos ainda são muito usados. Eles têm em comum a resistência, a durabilidade e a fácil manutenção. Apesar de serem mais bonitos que os granitos, os mármores são menos resistentes e suscetíveis à manchas e ao desgaste. As pedras são recomendados para áreas internas, como salas, halls e demais ambientes sociais. Para cozinhas e áreas externas prefira os granitos por serem mais duros e resistentes a substâncias químicas. 

E o revestimento certo?
     Quando for comprar piso para sua casa, use a tabela baseada no índice PEI, que caracteriza o revestimento cerâmico, de acordo com a resistência ao desgaste que o material suporta, sem ter seu aspecto visual danificado. O PEI varia de um a cinco. Quanto maior o número, mais resistente e adequado às áreas de maior circulação. Abaixo está uma tabela de orientação com o grau de resistência do piso e do local onde é apropriado usá-lo.
0 - somente em paredes 1 - leve banheiros, dormitórios residenciais 2 - médio interiores residencias de menor tráfego 3 - médio/intenso lojas e corredores internos 4 - intenso lojas, bancos, escolas e hospitais 5 - super intenso ambientes públicos, de tráfego intenso como rodoviárias, supermercados
Fonte: acessa.com
Fonte: www.mg500.com.br;  acessa.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário